TMB – Taxa Metabólica Basal

Como falado no post anterior a taxa metabólica basal é muito importante no processo de emagrecimento!

Quer saber exatamente o que significa?

Taxa de metabolismo basal ou taxa metabólica basal é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos, por exemplo,o coração, intestino, coração, cerébro, etc.

Cálculo do metabolismo basal

O cálculo deve ser feito ao acordar após 8 horas de sono para melhores resultados, e para praticantes de atividades físicas, este calculo não é eficaz.

  • Cálculo para homens: MB = 1,3 x {66,4 + [(13,7 x peso(kg)) + ( 5 x altura(cm)) – (6,7x idade(anos))]}
  • Cálculo para mulheres: MB = 1,3 x {655,1 + [(9,5 x peso(kg)) + (1,8 x altura(cm)) – (4,6 x idade(anos))]}

Exemplo: uma mulher de 30 anos, pesando 60 kg e com altura de 160 cm terá um MB de: 1787,5 calorias/dia.

Lembrete: caso pratique atividade física regular, substituir a multiplicação inicial de 1,3 por 1,5. Existem outras formas de calcular o MB, mas todas levarão ao mesmo resultado.

Quanto à qualidade, cerca de 50% a 60% das calorias totais do dia devem ser provenientes de carboidratos, que podem ser complexos( amidos) ou simples (açucar, frutose)

Deve-se dar preferência ao consumo de arroz  e pão integrais, além de frutas,verduras e alimentos ricos em fibras (são necessários por volta de 30g de fibras por dia). De 15 a 25% da dieta deve ser composta de proteínas e até 30% de gordura.

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